Garanta sua vaga!

Inscreva-se para participar da palestra "Convivência na Escola"

Preencha corretamente os campos marcados

Enviando...

 

CONVIVÊNCIA NA ESCOLA

Diferentes estudos têm indicado que uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores, assim como também pelos alunos, está relacionada à análise da qualidade das relações interpessoais vivenciadas na escola. São frequentes os relatos de desrespeito, insultos, provocações, bullying, ataques virtuais e situações em que crianças e adolescentes têm reações agressivas ou mesmo submissas quando se deparam com conflitos.

Para se promoverem mudanças de forma a favorecer efetivamente um clima escolar positivo e propício ao desenvolvimento de valores socialmente desejáveis, é preciso conhecer, discutir e trocar experiências sobre os problemas de convivência na escola, bem como sobre as formas de intervenção, tanto as imediatas quanto as preventivas, que visam superá-los. Tornar a convivência “ética” é, assim, mais um desafio para aqueles que desejam que a escola cumpra o objetivo primordial de se apresentar como um espaço onde o “bem-estar” esteja presente.

 

Flávia Maria de Campos Vivaldi - Mestre em Psicologia Educacional pela UNICAMP; doutoranda em Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da UNICAMP; Especialista em “Relações interpessoais e desenvolvimento da autonomia moral na escola”, pela Unifran; Magíster em Programas de Intervención Psicologica em Contextos Educativos pela Facultad de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid; Psicopedagoga, pela PUC- Minas, e Unincor; e integrante do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - UNICAMP/UNESP. Realiza pesquisas sobre as práticas morais e o desenvolvimento de personalidades éticas. Atualmente, trabalha como Secretária Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas- MG. Autora dos posts do blog "aluno em foco" da revista Nova Escola /Gestão Escolar - http://gestaoescolar.abril.com.br/blogs/aluno-em-foco/